quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jovens, Acordai-vos!!!





Recordo-me das aulas de histórias, relatando a atuação heróica e brava do jovem que lutava pelo renascimento da democracia brasileira, enfrentando militares, defendo seus direitos. Confesso que foi difícil, e também maravilhoso, acreditar nessa representação da juventude, tendo em vista que nasci na década de 1990 e movimentos do âmbito político como os de 1984 não são comuns desde então. Sinto o jovem mais acomodado, menos participativo. Será que é falta de informação? Será que não perceberam que aquela tão desejada Constituição, hoje está obsoleta? Que estão distantes de um regime que não lhes oferece segurança, que os deixa fora do mercado de trabalho, e os empurra para a emigração?
Parece que os “jovens” não querem saber da política,não é? Não, é a classe política nada quer com eles. Ah, claro! Exceto o voto!! "A principal razão que afasta os jovens da política é o modo arcaico como ela é abordada. Os poderosos falam e escrevem para um circuito muito restrito de ouvintes e leitores e consequentemente geram um desinteresse muito grande por parte dos jovens. Dessa forma é a política que acaba abandonando os jovens", diz o economista Eduardo Simas.
Também concordo que deva existir um desencanto com a política, conseqüentemente limitando a participação do jovem. Chega de tantos politicos experientes, experientes no roubo, na corrupção, nos esquemas, safadezas. Esse tipo de experiência não nos interessa. Acredito(ou prefiro acreditar) que a chance de melhora do nosso país é educar a juventude para a política, assim não precisaremos combater homens eleitos.

19 comentários:

Antonoly Maia disse...

Muito bom o texto.
Meus parabéns!

Lucas Oliveira disse...

gostei do seu blog!

muito bom!

abçs


Lucas de Oliveira
Jornal do Blog

Se Liga Jovem disse...

Sensacional a sua postagem.

Acho que o que falta são as pessoas falarem a lingua dos jovens. Comunicação é tudo para um bom relacionamento e entendimento das coisas.

Abração.

Marcus Alencar disse...

Parabéns pelo texto e pela consciência politica que tens. É notável hoje em dia encontrar jovens que se preocupam com questões como essas.

Creio que ambos os casos aconteçam, o que favorece ainda mais a apatia e a acomodação do povo como um todo. Como pode o jovem ser o futuro do Brasil se o mesmo não se interessar totalmente por ele? Você também tem razão quando cita a questão da linguagem, acho que os politicos tornam tudo menos acessivel para o nosso entendimento para facilitar o roubo e a corrupção, ao mesmo tempo que é necessário o jovem se empenhar em decifrar a informação obscura.

Adorei seu texto, gosto muito, sempre gostei do seu olhar. Mesmo não sendo mais blogueiro, estarei aqui te acompanhando e visitando.

te adoro
beijos

Tyago de Paula Ferreira disse...

Gostei muito do que li, mas há posntos em que discordo. Como por exemplo:
" Será que é falta de informação? "

Informação temos e de sobras. O que nós temos, também de sobra, é o comodismo.
Nas décadas passadas, como você citou, as coisas eram bem diferentes.

" Será que não perceberam que aquela tão desejada Constituição, hoje está obsoleta? "

Não creio que a CF está em desuso, e sim precisando de algumas reformas.

Mas para isso precisaríamos de novas leis, que no caso em que você comenta nunca seriam criadas.

Em uma conversa entre amigos chegamos a uma rápida conclusão de que...

Se fizessem um espécie de lei que quem roubasse dos cofres públicos deveria devolver com juros e acrescesse multa de, por exemplo, dez por cento do valor ROUBADO. Isso claro, sem nenhuma imunidade parlamentar para barra-lós de pagarem.

Já não bastam as imunidades... Na nossa conversa, todos concordamos que se essas não impedissem TANTO que os políticos fossem pra cadeia, ir pra lá não adiantaria tanto, pois o roubo já estaria feito.

Após não pagarem a dívida aí sim deveriam ir para a cadeia.

O que não posso discordar de ti, é de sua conclusão.

" Acredito(ou prefiro acreditar) que a chance de melhora do nosso país é educar a juventude para a política, assim não precisaremos combater homens eleitos. "

Educação é a base pra tudo.
Já disse Cristóvam Buarque!

Anônimo disse...

Bom texto, gostei do seu blog
parabéns

passa no meu?
http://thiagodamiao.blogspot.com/

Déia Guimarães disse...

gostei do texto
^^
e o blog assim ta fino demais!
prefiro assim xD
bjuu moça

Tyago de Paula Ferreira disse...

Farei um link do seu...
Tudo bem?

Anônimo disse...

Que massa, esse texto!
já pensou em entrar para alguma editora?!

Tyago de Paula Ferreira disse...

... o fiz!

Gleise Erika Cavalli disse...

Nossa, concordo que na educação dos jovens de hoje, deve ser incluído um tipo de educação política.
Já tinha pensado nisso antes, mas essa política de hoje em dia anda muito suja, e como vc disse: Que jovem irá se interessar por isso hoje??
Mas ainda tenho esperanças. Quem sabe um dia os eleitos trabalhem mais em prol de suas comunidades, e não apenas para seus benefícios; assim os jevens iram se interessar por estes assuntos.
Nós jovens de hoje, seremos os adultos de amanhã, e precisamos de algo que nos desperte o interesse pela política, se não, como decidiremos o futuro para os próximos jóvens??
É foda!

Unknown disse...

ola rafaela, tudo bem com vc? ja fui jovem???na minha geraçao foi diferente...mas nao adianta muito...todos se acomodam. abraços



www.mechupanaplacenta.blogspot.com
www.benzineandmorfine.blogspot.com
um pior que o outro!!!!! escolha!!!!

Anônimo disse...

Bacana o seu blog! :)

Fui candidato a vereador nesta eleição. Gostei muito do seu blog.

www.ideiasdoganem.blogspot.com

Anônimo disse...

Interessante como hoje essa linguagem jovem está com um Português pobre, são tantas girias que acabam com o nosso puro, rico, limpo e vasto Português!

Anônimo disse...

As gerações vão mudando. Os jovens de hoje tem outros interesses, também os meios de comunicação mostram que tudo está bem, no sentido democrático. Para que lutar por algo?
Parabéns pelo blog, continue escrevendo, publique num jornal de grande circulação sua opinião.

Rodrigo Ribeiro disse...

Meus Parabens!
Eu coordeno um grupo de jovens na igreja católica há 4 anos e nessas eleições municipais sabatinamos todos os candidatos a prefeito da nossa cidade, Sãoi Bernardo do Campo. Conversamos sobre vários assuntos com eles e com os vereadores "mais fortes". Foi muito legal, pois os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os politicos e expor seus pontos de vista, pois em cidades grandes como a nossa os politicos costumam se achar popstars e dificilmente falam fora da epoca de campanha.
O mais legal é que encontrei dois dos tres candidatos depois das eleições e eles me reconheceram e vieram falar comigo, quer dizer, me cumprimentaram depois da eleição!kkkkk
Adorei seu texto, muito legal sua visão politica!
bjãO*

Mauro Lima disse...

Não acredito que o problema seja a falta de informação nem a linguagem utilzada, penso que de modo geral não só os jovens, mas grande parte da população estão desinteressados até mesmo em sus vidas pois tudo o que acontece na sociedade acaba direta ou inderetamente os atingindo. Porém grande parte do públido sequer toma conhecimento dos fatos relevantes.
Esta semana o Datafolha mostrou que 27% da população brasileira sequer ouviu falar da crise econômica mundial, agora se a pergunta fosse referente ao capítulo da novela, todo mundo saberia responder.
Infelizmente é este o país em que vivemos.

Bala Salgada disse...

Você escreve super bem! Está de parabéns linda.

http://bsalgada.blogspot.com/2008/12/casa-nova.html

Cilla Adriana disse...

Oi querida, tudo bem e com você?! Bom, sabia que você era muito inteligente desde a escola, mas não imaginava que tinha tanto jeito pra escrever! Que maravilha de texto, concordo plenamente. Hoje os jovens estão muito despreparados para muitas coisas na vida, até o amadurecimento está lerdo, não é mesmo? Grande beijo. Arrasou.