segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Separe o lixo!

O simples ato de jogar fora alguma coisa não é tão banal. Tal ato acarreta uma série de consequências benéficas ou maléficas dependendo da atenção que damos quando “jogamos fora”. Quando deixamos nosso lixo na porta de casa, inconscientemente assumimos que ali é o fim de tudo. Como se o caminhão de coleta o levasse para um buraco negro na via láctea e o lixo simplesmente desaparecesse. Não é bem assim que funciona. Aliás, é bem diferente.
Grande parte do lixo doméstico produzido nas grandes cidades é constituído por materiais reutilizáveis, porém a destino final dos resíduos no Brasil não é das melhores. Na maioria dos casos a disposição é feita nos chamados lixões, agredindo intensamente o meio ambiente.
Na tentativa de protege-lo, uma boa sugestão seria separar o lixo, pelo menos como: Reciclável e Não-reciclável. Além de contribuir para a proteção ambiental, gera-se empregos, pois existem muitas comunidades e cooperativas que sobrevivem da coleta seletiva.
O país precisa se preocupar mais com a educação ambiental, inclusive dentro das escolas para que não tenhamos tanta dificuldade em cobrar da população essa conscientização.

5 comentários:

Marcus Alencar disse...

Interessante você citar o exemplo do buraco negro na via láctea pois, com o andar da carruagem, nosso próprio planeta se tornará um buraco negro engolindo a si próprio. Sei que pareço exagerado e trágico mas a situação pode chegar a niveis caóticos, como aqueles que se vê em filmes catastrófes. Vivemos numa sociedade de consumo exacerbado e isso não é compensado com a tão necessária coleta seletiva. Se fosse, seria proveitoso para todos.

Junior'sworld disse...

Só me lembrei dos participantes do fórum social, que dizem querer um "mundo melhor", pelomenos não foi isso que eu vi, pela tv, muito lixo jogado por toda a universidade, que feio, heim?
Temos que sair do campo das idéias e praticar.

Anônimo disse...

Desculpa postar um comentario em um luar errado mas não poderia deixar de te parabenizar pela mais nova conqueita bem vinda a federal vc é mais uma entre milhares que conseguio vencer e isso é só o começo de uma jornada de sucessos parabens alem de gata é muito inteligente.

Déia Guimarães disse...

sumidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Lestat disse...

Adorei o comentario, sobre a questão do lixo,achei engraçado a sua alusão ao buraço negro rsrsrs mas o assunto é batante preocupante gostaria da sua autorização para copiar seu poste fique tranquila que seus creditos estarão ao termino do seu poste ,é que realmente achei legal e gostaria de ampliar sua divugação. caso de autorização me mande um emai. beijos e se cuida gata.